Buscar
  • Roberto Prudente

Transformação digital: Por onde começar?


  • Por Onde Começar;

  • Vantagens;

  • Transformação Digital - Começando.


Transformação digital é “a aceleração de atividades, processos, competências e modelos de negócios para aproveitar as mudanças e oportunidades das tecnologias digitais e seu impacto de forma estratégica e prioritária


Este termo nunca esteve tão presente na vida das pessoas e nas empresas. E a tendência, é que ela apareça cada vez mais, dado atual cenário mundial pós-pandemia. O que era tendência tornou-se necessidade.


Mais do que aceleração, é preciso alinhar as necessidade dos negócios de superar a ruptura digital e manter-se competitivos em um ambiente digital em rápida evolução.


Isso significa que as empresas que não começarem usar as soluções digitais a seu favor, dificilmente irão se destacar no mercado competitivo.


Todos os setores estão passando por mudanças. Dos hotéis às indústrias, todos têm potencial de derrubar os modelos de negócios vigentes há décadas. Mas, a questão é: como garantir que a transformação digital seja aliada e não uma inimiga?


Transformar digitalmente uma empresa vai muito além de simplesmente começar a usar ferramentas digitais e tecnológicas. A transformação é muito mais profunda e afeta toda a cultura organizacional.


É preciso que haja a mudança do mindset da empresa e sendo assim, a transformação digital é a mudança que ocorre desde as ferramentas e sistemas utilizados, até a forma de trabalhar e gerir os profissionais e os recursos empresariais.


Toda essa mudança exige um investimento financeiro e, principalmente, um investimento de tempo e esforço. Afinal, como em qualquer mudança, os profissionais precisam ser treinados e capacitados para agir da melhor forma e trazer bons resultados. A transformação cultural é a mais importante.


Vantagens


Aderir a uma transformação digital na empresa traz diversas vantagens e benefícios, como:

  • Aumentar a eficiência dos processos e operações na empresa;

  • Melhorar a experiência dos clientes durante o processo de aquisição do produto ou serviço;

  • Manter a produtividade dos colaboradores elevada;

  • Facilitar a gestão de processos e dos profissionais;

  • Reduzir custos a médio e longo prazo;

  • Aumentar a competitividade da empresa no mercado.

  • Entre outras..

Transformação digital - Começando


Comece com estratégia e foco na experiência dos colaboradores antes de aplicar qualquer mudança na estrutura.


Depois, invista em governança – antes mesmo de olhar para a arquitetura e tecnologias que podem ser usadas. Apenas ela responderá quais são as oportunidades digitais e apoiará na decisão sobre como buscá-las.


Depois, determine quais oportunidades darão vantagem rápida ou oferecerão mais valor ao negócio com o menor custo de implementação.


Planeje formas de rever a cultura organizacional. Afinal, grandes mudanças estruturais pedem grandes mudanças culturais também.


Ofereça treinamentos e qualificações constantes para os profissionais se manterem qualificados mesmo com todas as mudanças e transformações.

Reformule os fluxos de trabalho de acordo com a transformação digital que for estabelecida na empresa.


Crie metas específicas e sempre acompanhe os indicadores de desempenho para uma avaliação e evolução constante dos processos da empresa.

A tecnologia deve ser usada para tornar um processo ou sistema mais produtivo e o importante é começar com um projeto, e entender seu tamanho.


O maior erro que as empresas cometem no estágio inicial é pensar que a transformação digital não é aplicável aos seus processos internos. Mas, todos os setores podem se beneficiar de mais conectividade, com velocidade, valor e crescimento. Busque parceiros capacitados para auxiliar o processo.


Fonte: Internet

1 visualização