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Entrega contínua: quais os benefícios de adotar essa estratégia em sua empresa?

Atualizado: Jun 25

A entrega contínua já é bastante conhecida por desenvolvedores de software, já que está diretamente ligada às metodologias ágeis e por ser uma maneira de garantir resultados mais previsíveis e automatizados.

Ainda assim, há muita confusão a respeito de sua utilização e relação com outros termos do mercado. Algo que causa bastante estranheza, por exemplo, é a ligação dele com a integração contínua. Mas, para compreender melhor toda essa situação, é preciso entender o conceito a fundo.


Abaixo você verá o que é entrega contínua, quais suas vantagens e desvantagens. Além disso, fique ligado para descobrir como a iBlue pode ajudar a superar todos os desafios de implantação dessa nova cultura.


O que é Entrega Contínua?

Podemos definir entrega contínua como uma abordagem dentro de uma grande estratégia de desenvolvimento, cujo objetivo é fazer com que as equipes envolvidas mantenham o lançamento de produtos de forma frequente.


Sua lógica foge dos métodos tradicionais que visam uma única grande entrega. Nela, o processo é dividido em pequenas entregas constantes. Isso significa maior controle quanto aos erros e, consequentemente, maior qualidade.


Qual a diferença entre entrega contínua e integração contínua?

Mesmo entre profissionais de tecnologia, há ainda muita confusão entre os conceitos de entrega, integração e implementação contínua. Então, para entender melhor, confira um breve resumo e os diferenciais de cada um deles.


Integração Contínua (Continuous Integration)

Modelo que sugere a entrega frequente de partes de um projeto. Assim, visa tornar a integração do código mais eficiente, facilitando a sua testagem.


Entrega Contínua (Continuous Delivery)

Representando uma evolução do item acima, a entrega contínua segue os mesmos parâmetros. Em adição, porém, há a garantia de que o código esteja pronto para entrar em produção. Nela são feitos testes que averiguem a qualidade do projeto.


Implementação Contínua (Continuous Deployment)

Com uma lógica parecida dos demais, aqui os testes e validações são automáticos. Assim, os desenvolvedores podem disponibilizar seus códigos a alterações já no ambiente de produção.


5 benefícios da entrega contínua no desenvolvimento de softwares

A fim de aplicar a entrega contínua em seu negócio, é preciso entender seus benefícios. Para tanto, um estudo de Nicole Forsgren e Jez Humble aponta diversas dessas vantagens como grandes diferenciais da abordagem. Intitulado de The Role of Continuous Delivery in IT and Organizational Performance, o trabalho traz como principais pontos:


1 - Queda nos Riscos

Tradicionalmente, as alterações de um software são feitas de uma vez só, acarretando grandes modificações no projeto inicial. A entrega contínua, por sua vez, sugere pequenos lançamentos feitos de maneira frequente.


Com isso, há menos riscos, já que as adaptações feitas em várias etapas ajudam a conter qualquer erro. Além disso, a agilidade na correção de falhas faz com que os usuários não tenham sua experiência prejudicada devido às paradas para atualização.


2 - Aumento da Qualidade

A entrega contínua também aumenta a qualidade apresentada no projeto. Isso porque, com o software em constante atualização, correções e adaptações são feitas de maneira mais rápida, tornando o programa sempre efetivo.


Assim, com um sistema de melhor desempenho e que atenda as demandas de um mercado extremamente mutável, as empresas conseguem se destacar perante seus concorrentes.


3 - Velocidade de Atendimento

Diante de um mercado em transformação, é preciso estar atento às novas demandas. De uma hora para outra, as necessidades do cliente podem mudar, e um bom software deve estar preparado.


Nesse contexto, processos burocráticos, lentos e com muitas etapas são pouco eficazes. Já a utilização de uma abordagem que permita rápidas mudanças e implementações facilitadas pode ajudar a destacar produtos e marcas.


Resumidamente, a entrega contínua aparece como solução ideal, principalmente por se ajustar ao mercado. Com ela, os desenvolvedores podem focar no que é realmente necessário para entregar rapidez e qualidade ao cliente.


4 - Custos mais baixos

A partir do momento que se automatizam processos, há uma cadeia de atividades que deixam de ser necessárias. No desenvolvimento de softwares, essas podem ser justamente os testes e ajustes de estrutura.


Isso significa que os desenvolvedores podem concentrar esforços no que realmente importa. Ou seja, dedicar suas horas de trabalho em melhorias, a fim de estar sempre à frente do que o usuário necessita.


Como resultado, há uma significante redução dos custos do projeto. Afinal, ainda que a automação possa representar um investimento, ele será diluído em diversos projetos e trará economia às horas dedicadas ao desenvolvimento.


5 - Satisfação Geral

É óbvio que, com todos os pontos assinalados acima, o consumidor ficará mais satisfeito com o produto recebido. Qualidade aprimorada, maior velocidade, menos erros e riscos, além de um custo mais baixo.


O que pouca gente considera, no entanto, é o aumento significativo da satisfação interna por conta disso tudo. Cliente feliz representa menos reclamações e mais tempo para se dedicar às tarefas principais.


De modo geral, você terá menos repetições, menos horas perdidas, menos burocracia e uma equipe muito mais focada.


Como implantar a entrega contínua em seu negócio?

É simples entender que a entrega contínua representa a evolução no desenvolvimento de softwares. Ainda assim, é natural que haja dificuldades na aplicação do conceito em uma empresa, visto que a metodologia também passa por uma mudança da cultura interna.


O ideal nesse caso é se munir de informações e fazer a correta preparação para a implementação. Mais interessante ainda é a busca por parceiros que possam auxiliar nesse processo, trazendo expertise e boas práticas ao seu negócio. Nesse contexto, a iBlue surge como o parceiro ideal para sua empresa.


Com mais de 120 colaboradores, possuímos uma equipe apta a te auxiliar em qualquer tarefa. Atuamos com uma operação de ponta a ponta, estando ao seu lado do desenho à implementação e a gestão de serviço das melhores soluções digitais, web ou mobile.


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