Buscar
  • iblue-editor

Cocriação: Por que ela é ideal para a inovação dentro das empresas?

Muito provavelmente você já viu alguma ação de cocriação entre empresas, especialmente nos últimos anos. Talvez, não tenha nem percebido, mas há muita estratégia e inovação dentro desse processo. Parece simples, mas não é.

Até certo tempo atrás, era quase impossível imaginar duas companhias diferentes se unirem. Compartilhar ideias, equipes e táticas de negócio não era bem-visto dentro desse ecossistema. Agora, entretanto, é uma necessidade, já que se percebeu que ninguém consegue crescer sozinho, e unir forças é a melhor opção.


Para isso, grandes organizações optaram por essa tática, a fim de encontrar soluções diruptivas para o mercado atual. Exemplos são inúmeros, incluindo empresas gigantes, como Visa, Fiat, Nestlé, Google, Facebook e Microsoft.


Pode ser, entretanto, que você ainda não tenha compreendido o que isso tem a ver com o desenvolvimento de softwares. Nesse caso, confira no texto abaixo como a cocriação entre empresas pode te ajudar nesse tema e as opções para adaptá-la à sua necessidade.


O que é cocriação?

Para entender melhor todo esse conceito e suas aplicações no mercado de softwares, se faz necessário compreender o que é a cocriação. Assim, é possível definir o termo como a união de companhias em prol de um objetivo em comum. Não ficou claro? Que tal aprender por meio de exemplos?


A montadora italiana Fiat percebeu, nos últimos anos, que a forma de pagamento de seus produtos estava defasada. Em geral, seus clientes entendiam que o processo era burocrático, demorado e com etapas demais. E isso, obviamente, acabava por influenciar em seus resultados de faturamento.


Ao invés de guardar o problema para si e tratá-lo internamente, a empresa optou por se aliar a um especialista no assunto. Para isso, recorreu a um especialista em serviços financeiros. Aliás, recorreu à uma das maiores do setor, a americana Visa. Assim, as duas companhias se uniram para chegar a um projeto que resolvesse a situação.


Os benefícios se dão para ambas as organizações que, juntas, podem oferecer um novo serviço aos clientes. Ao mesmo tempo, se destacam dentro do mercado como disruptivas e inovadoras. Há ganhos para todos os lados, sendo que o investimento é dividido entre as duas empresas.


A importância da cocriação na implantação de uma cultura de inovação

Como demonstrado acima, a técnica de cocriação apresenta muito mais benefícios do que a descoberta de uma solução. Para entender isso, porém, se faz necessário compreender a concorrência presente no mercado atual e a constante necessidade de inovação.


Com isso em mente, é possível perceber que a busca por novas soluções está em um ritmo muito mais acelerado que nas últimas décadas. Na prática, isso significa que as empresas precisam se desdobrar para apresentar novos conceitos todos os anos. Essa, entretanto, não é uma tarefa simples.


Ainda que haja um avanço tecnológico expressivo, apresentar novas ideias não é um processo fácil. Além do investimento em time, equipamento e horas de trabalho, não há garantia de sucesso. Assim, nada melhor do que se aproximar a quem realmente entende do assunto.


Mais do que nunca, unir forças se apresenta como a melhor maneira de se destacar e encantar clientes. Como diria o premiado publicitário Washington Olivetto, “é bem melhor ser coautor de coisas brilhantes do que autor solitário de coisas medíocres”.


Como funciona a cocriação?

Com o conhecimento sobre o que é a técnica da cocriação, o ideal é entender agora como ela funciona. Para isso, se faz interessante saber que existem algumas maneiras de realizá-la. Em geral, elas se distinguem pelo parceiro escolhido nessa jornada, que podem ser os clientes, os próprios colaboradores ou até outras companhias.


Cocriação com clientes

A primeira e mais óbvia forma de utilizar a cocriação é consultar sua base de clientes para lançar novos itens. Como é de praxe desde o início dos tempos, ninguém melhor do que quem consome seus produtos ou serviços para te dizer como melhorá-los.


Essa técnica pode ser utilizada por meio de pesquisas, ligações ou até contato físico com seus consumidores. Geralmente, tem como objetivo o lançamento de novos itens ou ainda a melhoria dos processos da empresa.


Além de trazer benefícios quanto às mudanças, também é uma maneira de trazê-los ao seu lado. Somente de ter sua opinião considerada, as pessoas tendem a ter maior carinho pela marca e se sentirem mais valorizadas.


Cocriação interna

Outra opção para investir na cocriação é fazê-la em um processo interno, junto à sua própria equipe. Aqui, o foco está no trabalho em conjunto, principalmente, de diversos departamentos dentro da mesma companhia.


É comum, afinal, ver novos produtos ou serviços serem lançados sem a consulta de setores primordiais para esse processo. A fim de evitar tal falha, companhias investem agora em grandes reuniões multidisciplinares.


Normalmente, representantes dos mais diversos departamentos se unem para discutir a evolução da organização. Nesse momento, podem surgir novos produtos, serviços, processos ou até estratégias. Entre os benefícios, se encontra novamente o sentimento de valorização da equipe e o surgimento de novas perspectivas.


Cocriação com empresas

Chega-se agora ao ponto principal deste texto, a cocriação com outras marcas e empresas. O processo, como já dito, tem crescido e apresentado excelentes resultados para os que investem nele.


O principal motivo para isso é que cada um oferece para a parceria o que tem de melhor. Dessa forma, o projeto tende a ser melhor e mais equilibrado, apresentando menos erros e maior eficácia.


Além disso, essa é uma ótima maneira de criar novos parceiros e ter outras perspectivas. Afinal, ao discutir sobre assuntos com quem entende, você também aprende e agrega mais valor aos seus serviços. Basicamente, se apresente como a melhor alternativa para passar por momentos difíceis como o que o mundo passa agora.


Os benefícios da cocriação com outras empresas

No ramo de desenvolvimento de softwares, a cocriação é um processo comum e que traz grandes resultados. O motivo para isso é simples, já que contar com a expertise de outras companhias pode te auxiliar a melhorar seus números de engajamento e faturamento.


Além disso, o processo se torna menos custoso a você, visto que deixa de gastar com uma equipe exclusiva para isso. Ao invés disso, terá uma companhia com todo o conhecimento necessário para desenvolver os melhores programas para você e seus consumidores.


Por fim, é preciso destacar que o processo de cocriação tem como base o compartilhamento de ideias e conhecimento. Com isso em mente, é fácil perceber que você terá, ao fim do projeto, muito mais do que um novo sistema. Terá também mais informações sobre o mercado e uma nova visão sobre a necessidade de seus clientes.


Como adotar a cocriação em sua empresa?

Os benefícios de adotar a cocriação em sua organização já estão bem claros após este texto. Ainda assim, se faz preciso destacar que há muito mais vantagens que você pode encontrar ao investir nessa técnica. Ainda assim, é necessário lembrar que, para alcançar bons resultados, você precisa dos melhores parceiros.


Assim, a iBlue surge como o parceiro ideal para sua empresa. Com mais de 70 colaboradores, possuímos uma equipe apta a te auxiliar em qualquer tarefa. Atuamos com uma operação de ponta a ponta, estando ao seu lado do desenho à implementação e a gestão de serviço das melhores soluções digitais, web ou mobile.


Precisando de ajuda com esse tema? Entre em contato conosco e vamos conversar para saber como podemos te ajudar!

18 visualizações0 comentário